O mundo ocidental vive no sistema judicial mais tolerante de sempre. A Pena de Morte foi banida da maior parte das sociedades democráticas, ou existe apenas como figura jurídica que nunca se aplica. Os Estados Unidos são uma das raras democracias, juntamente com o Japão, que continua a aplicar a Pena de Morte.
O mapa encontrado no link abaixo apresenta de que forma a Pena de Morte é aplicada em cada parte do mundo: LINK WIKIPÉDIA.
Mas o que se tem questionado é a certeza, a garantia de que injustiças não serão cometidas. Nos EUA, vários condenados que aguardam no "Corredor da Morte" têm conquistado a liberdade, através de apelações dos advogados e de testes fornecidos com auxílio da tecnologia genética, entre outros, que comprovam a sua inocência.
O que nos leva a pensar: quantos já foram mortos injustamente?? Quantas pessoas pagaram com a sua vida por crimes que não cometeram? A morte dessas pessoas, mesmo que culpadas, alivia REALMENTE a dor da perda de uma pessoa querida? Trás a tão esperada sensação de "Justiça"??
__________

Um caso que tem chamado atenção do mundo da "www", é o de MEET VERNON. Ele é um desses condenados a morte, que aguarda a execução em Maryland, EUA.
Vernon possui um blog na internet, que pretende acompanhar cada passo de sua jornada no temível "Corredor da Morte". O site, que se diz independente de qualquer organização, é atualizado periodicamente com informações fornecidas pelo próprio prisioneiro e por seus advogados ou familiares.
Vernon é acusado da morte de David Scott Piechowicz e sua esposa Susan Kennedy. Ele foi sentenciado a morte no dia 28 de Abril de 1983 e, segundo o blog, a execução foi marcada para o dia 06 de Fevereiro de 2006.
O post de hoje, 31/01, trás um video que foi apresentado ao governador de Maryland, Robert L. Ehrlich Jr, e apresenta falhas no processo de julgamento de Meet Vernon.
O vídeo, que é um pedido de clemência ao Governador, afirma que não há provas suficentes para condenar Vernon e que o juri que o condenou não havia recebido essas informações.
O caso de Meet Vernon é apenas mais um de uma série de erros no sistema judiciário americano que tem feito com que os governantes se preocupem com a manutenção do sistema da Pena de Morte em seus estados.
Em alguns, como Alaska, Havaí, Iowa, Maine, Massachusetts, Minnesota e Wisconsin, a Pena de Morte não é praticada.
É possível conferir os dados de cada estado americano, no que se refere a aplicação da Pena de Morte no "Death Penalty Info Center".
Entre a Justiça e a INjustiça existem muitos pequenos caminhos.
Será realmente possível diferenciá-los?