Se você ficar pensando sobre alguma coisa durante alguns dias, com certeza (certeza do tipo: lei de murphy!) alguém vai, de alguma forma, falar sobre esse exato tema!!
Isso é certo...
Já tentou??
Isso aconteceu hoje comigo. Aula de Direito Penal III, no semestre elaborado para as discussões acerca das penas, no título sobre o cálculo das penas, no exato momento em que se discutia a liberdade de discricionariedade do juíz acerca do tempo que será acrescido ou diminuído da pena final, levando em conta as agravantes, as atenuante, as minorantes e as majorantes... Tá, é isso!
Fato é, que vinha pensando em como as diferentes ciências têm dificuldade de entrecruzar-se... As tais inter e transdisciplinariedade!
O Direito é um exemplo cada vez mais claro disso, pra minha pessoa!
Uma ciência que depende imensamente de tantas outras e que não consegue dar um passo a frente, nem ao menos ao lado, no que corresponde a essa multiplicidade de contribuições que podem ser feitas "entre ciências"!
Desde a informática (mais atual) até à Psicologia, por exemplo!
Nada se intercomunica! Nada se relaciona! Nada contribui! Nada transforma! Nada acrescenta em nada!

Da mesma forma em relação à Comunicação, que nem existe no Direito! Afinal, existe coisa mais distante da sociedade que um Código Civil? Existe momento mais estranho pra qualquer trabalhador do que o da assinatura de um contrato de prestação de serviços ou uma audiência de conciliação?
Ok! Isso sem falar na engenharia, na arquitetura, na medicina, da matemática, na mecânica... TUDO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO AO DIREITO!
Mas ele se esconde...
Quem mais faz isso??? A maioria dos cursos, das ciências, das atividades!
Arte é cinema, teatro, música, plásticas... e só!
O resto do mundo não é arte.
O resto do mundo não é saúde.
O resto do mundo não comunica.
O resto do mundo não soma, nem divide, não paga contas, não eterniza e não canta...
De quem é essa responsabilidade?
De quem, se não for dos mestres, doutores, senhores e senhoras, que andam pelos corredores do mundo chamando-se Dr. Eu, Sr. Seu!?
Uma boa sacudida da comunidade científica!
Uma boa chacoalhada na turma do "deixa-disso"!
Multiplicidade científica!
Individualidade técnica não significa que não possa haver Universalidade Científica!
E tenho dito.