21 setembro 2006

...





Esses seriam os "Mercadores de luz": doze homens que têm direito a sair de sua ilha, Bensalem, afim de percorrer o mundo à procura de livros, de resumos e de modelos de experiência. Eles são encarregados de captar a Luz em todas as partes do mundo em que ela aparece, recolhendo tudo o que pode se referir às ciências, às artes, às técnicas e às invenções. Mas eles só podem sair fazendo-se passar por pessoas de outras nacionalidades, pois escondem a sua.

O acesso dos estrangeiros à ilha de Bensalem é proibida ou estritamente regulamentada. Modo de proteger um saber e um savoir-faire amplamente adiantado em relação ao resto do mundo. Na ilha de Bensalem, trabalham nada menos do que nove categorias de cientistas, segundo uma visão rigorosamente hierarquizada do trabalho, nas atividades de coleta, de classificação e de tratamento da informação. Os doze Mercadores são os membros de uma dessas categorias.


Armand Mattelart


Bensalem é utopia, fruto dos estudos do filófofo Francis Bacon em seu programa de reorganização dos saberes - New Atlantis (1627).