31 agosto 2006

Depois de tanto desaforo...





Desculpem por isso...
Mas hoje eu "lavei a alma"!!!

PS: nunca vi tanta incompetência reunida! Esse DAER é uma verdadeira piada!!!


A Câmara de Vereadores de Canguçu promoveu, na noite de hoje, uma audiência pública no município, que contou com a presença do Engenheiro de Tráfego do DAER no RS, Sr. Ernensto ???, do prefeito municipal, Cassio Motta e dos estudantes da COOESC (Cooperativa dos Estudantes de Canguçu) na pessoa de sua presidente, Salete Mauss.

O objetivo da audiência era dirimir dúvidas a cerca da intensa fiscalização aos ônibus de estudantes, que ocorre na Região Sul do estado e procurar proteger o direito dos estudantes de cursos técnicos de viajarem com a Cooperativa, visto que o DAER, através de seu "suspeito" Conselho de Tráfego, elaborou uma resolução que preíbe esses estudantes de utilizarem os serviços da COOESC por não serem considerados "estudantes".

No último dia 28 de Julho, os estudantes da região realizaram uma mobilização em frente a Estação Rodoviária de Pelotas, que barrou o transito de veículos por mais de 1 hora e meia.

Os estudantes afirmam que há exageros na fiscalização aos veículos, até mesmo com a imposição, por parte dos fiscais, de que os estudantes abandonem o veículo e fiquem no caminho (em BR) quando a fiscalização apreende algum veículo.

A COOESC possui, ainda, a seu favor o deferimento de 3 liminares judiciais que protegem o direito dos estudantes dos cursos técnicos de continuarem seus estudos.

A audiência refletiu a indignação dos poderes constituídos do município com a perseguição aos estudantes e com a falta de esclarecimentos por parte dos convocados, responsáveis pelo DAER no estado.

Segundo a presidente da COOESC, Salete Mauss, a reunião não foi produtiva no sentido de conseguir soluções práticas. Ainda assim, a presidente salienta a importancia da união entre os poderes municiapais para a conquista dos direitos dos estudantes na região. "Com a união da comunidade, dos vereadores e do prefeito, a Cooesc caminha um passo a frente na defesa dos estudantes e do futuro do município - que é a nossa maior meta", destaca Salete.

Os vereadores de Canguçu propuseram ao Engenheiro, em um prazo de 10 dias, que o mesmo ofereça respostas concretas sobre os questionamentos que ficaram em aberto. Posteriormente, sendo necessários, as lideranças municipais pretendem organizar uma comitiva, em parceria com a COOESC, afim de acompanhar pessoalmente o desenvolvimento do caso junto ao Conselho de Tráfego do referido órgão.